sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Missionary Man - Day 18

Sexta-feira.
Regressámos a Dorain há dois dias. Um dia antes do previsto, porque a equipa que viemos render terminou a sua missão no Sudão. Em Bor deixei doentes recém-operados que me deixam algumas preocupações. Tenho tentado coordenar com o pessoal local o follow-up mas a ligação por satélite tem dias bons e dias maus. Estou a tentar que me enviem por email algumas radiografias, para controle pós-op... Apesar do hospital não ter RX, o contingente Coreano da UNMISS tem radiografia digital, e sempre que posso socorro-me da sua tecnologia.

O regresso correu melhor do que eu esperava. Não há grandes alterações a nível habitacional. Parece que a praga das formigas está parcialmente controlada. Aparentemente, com a fumigação dos ninhos das formigas vermelhas, tornámos as formigas pretas na espécie dominante. Estas são maiores e não passam nos buracos da rede mosquiteira. Criaram-se algumas clareiras à volta do campo. O mato limpo, atrai menos gafanhotos, e consequentemente menos formigas, que os comem como se não houvesse amanhã. Pela primeira vez, vi cobras no acampamento. No primeiro dia, tivemos que nos livrar de duas que estavam a circular junto ás tendas. As trincheiras à volta das tendas, criadas para escorrer a água das chuvas, estão cheias de ovos de sapos... aos milhares... daqui a dia vamos ter girinos. Nem quero imaginar. O barulho dos sapos durante a noite actualmente já é ensurdecedor, obrigando a maioria das pessoas a dormir com tampões nos ouvidos.

No hospital, boas notícias. Os doentes que tinha operado antes de ir para Bor já quase todos tiveram alta. Não deixo de me impressionar com a resistência desta gente, perante condições de esterilização mínimas, e moscas a voar e pousar durante a cirurgia.

Ainda tenho alguns doentes com feridas enormes a granular espantosamente apenas com pensos de açúcar puro !!! E quando cheira a pseudomonas... Penso com vinagre. Estou espantado com os resultados, de tal forma que hoje já programei vários enxertos de pele para segunda feira por forma a dar por terminadas as hostilidades. Uma avó cuja neta, com apenas 8 anos, precisa de múltiplos enxertos na sequência de uma infecção por mordedura de cobra, pediu-me se podia ser ela a doar a pele à criança... Fiquei sem palavras... A miúda é a primeira da minha lista de segunda-feira.

Tenho saudades de correr. Muitas saudades. Há um mês que não corro. Faz-me falta. O corpo pede e acho que como perdi peso, sinto ainda mais a necessidade. Aqui, ora esta demasiado calor, ora está tudo enlameado. Além do mais se começasse a correr o mais provável era ninguém perceber a razão e de repente ia ter não sei quantos Murleys a correr atras de mim. Vou deixar as corridas para o Kosovo... Já daqui a 15 dias. Ja sei que a recuperação vai ser lenta... mas aparentemente vou ter condições... A ver se faço boa figura na São Silvestre deste ano.

De resto, acho que já estou completamente adaptado. Não me faz confusão ir para o duche de galochas. Despir e vestir apenas com um pé no chão. Ter os sapos e os gafanhotos a saltar contra as pernas enquanto estou a ensaboar-me. Encher a tenda de insecticida antes de entrar. Sentir os lagartos sobre a tenda durante a noite. Entrar no bloco, matar tudo o que voa com insecticida, e depois limpar as prateleiras com tudo o que cai morto. Encher-me de repelente ao nascer e ao por do sol... alias a este propósito, já lhe chamam o "ICRC standard perfum" ! Cheiramos todos ao mesmo.

Hoje acordei com os gritos de uma mulher em trabalho de parto. Uma das minhas enfermeiras que é também parteira veio dizer-me que provavelmente teríamos de fazer uma cesariana de emergência. Colo dilatado, 8 cm, não se palpa a cabeça... Bebe aparentemente bem. Optámos por fazer oxitocina. Bem dita oxitocina. Enquanto operava o primeiro da manhã, ouvi o choro do recém nascido por trás da divisória. Uma cesariana nestas condições... enfim. No intervalo da cirurgia fomos ver os dois, mãe e filho. Perguntei pelo nome da criança... "doctor", disse ela, ao que eu questionei "doctor" ?? Resposta da mãe em Murley...iiiii..."doctor nelson" !!! Ganhei o dia.



Sem comentários:

Enviar um comentário