terça-feira, 13 de agosto de 2013

Missionary Man - Day 0

Para a maioria dos Portugueses, o Sudão do Sul é um pais imaginário que só existe na televisão à hora dos telejornais. Apagada a televisão, vistas as imagens, tudo o que fica é blá, blá, blá, violência, blá, blá, blá, golpe de estado, blá, blá, blá, tiros, blá, blá, blá, tribos... E pronto, é o Sudão do Sul.

Eu próprio não estou convencido da sua existência...

Logo pela manha, auto injectei-me com uma dose simpática de Lovenox (love-nox, amor em versão depot :) uma vez que estando com uma perna a 75% não me apetece nada ser um cirurgião trombo-embólico. 

Aeroporto de Lisboa em modo de introdução dos sistemas de self check-in... cada vez temos menos contacto com as pessoas, e cada vez há mais pessoas a precisar de assistência para lidar com os sistemas que foram introduzidos para reduzir o número de pessoas... Está tudo louco !

Boa noticia do dia. Lisboa - Frankfurt em classe executiva. Imagino que os meus novos patrões tenham adiantado um bónus de primeira missão.
É classe executiva sim sr, mas german style. As hospedeiras são irrepreensíveis na sua função, mas nota-se logo a economia de sorrisos e de presença... falta ali uns genes latinos...

Chegada a Frankfurt, sob chuva.
Para mim, é impossível circular neste aeroporto sem recordar o meu primeiro parto "on the wild" que fiz aqui, a uma matrona Queniana XXL, numa casa de banho, em 2005... mas isso é uma história para outra ocasião.

Ia com intenções de me encontrar com um companheiro, piloto de "outras guerras" que por sinal também estava em transito à mesma hora, mas deixei-me levar por ideias pre-concebidas que amiúde nos induzem em erro. Tendo quase 2 horas de escala, e tendo aterrado no terminal 2, o mesmo da partida, assumi que teria tempo para tudo.
Em primeiro lugar, à medida que circulamos no terminal vamos passando por uma serie de pontos de não retorno, o que imediatamente tornou impossível o nosso encontro. Em segundo lugar, apesar de ser apenas o mesmo terminal, para ir das portas "A" para as portas "C"... nao se vai a pé... Vai-se de comboio ! É outra escala.

Chegado ás portas "C", o meu cérebro já em modo hipoglicemico, assumiu que a minha porta de partida era a C19. Andei, andei, andei, andei até achar que nao havia mais aeroporto para andar, e finalmente chego a um controle de passaportes. Rio ? São Paulo ? Pergunta-me o policia... nao, nao, Addis Ababa, respondo eu assumindo que o meu look estaria algo sul americano... Uma vez que nao sou procurado pela Interpol, e o meu passaporte nao fez disparar nenhum alarme ( tempos houve que o fazia, razao pela qual estive em tempos detido pela Policia Federal no Brasil.... adiante...) ele olhou-me assim meio de lado, e mandou-me seguir. Continuei a andar, afinal ainda havia mais aeroporto, e quando finalmente chego a um local onde nitidamente não havia mais nada, eis que surge um controlo RX. Rio ? São Paulo ? não, não disse eu, Addis Ababa, mas que raio estes hoje a embirrarem que sou da América do sul... Addis Ababa! o policia encolheu os ombros como quem diz, pois, realmente, com essa cor, bem podes ser etíope. Tira cinto, tira relógio, tira telemóvel, tira moedas do bolso, tira ipad, tira o saco com os frasquinhos de 100 ml... Passo sem apitar, mas sempre com o receio que aquela moeda de 2 cêntimos esquecida no bolso, me faça alvo de uma busca das cavidades corporais por um qualquer matulão ariano... Não apitou. Põe cinto, põe relógio, guarda o telemóvel, guarda as moedas, arruma o ipad e o saquinho dos frascos...
Andei 10 metros e agora controle de cartões de embarque... Caro Sr, o sr está no sítio errado. A sua porta é a C09. What ? Sim, sim, C09, tem que andar para trás... olhei para o relógio e já não havia muito tempo. Desatei a andar em modo "coxo com pressa" que é o melhor que nesta altura ainda consigo fazer... Andei, andei, andei... E andei cerca de 1km ou para ser mais exacto, 20 min em modo coxo, coxo com pressa.
Novo controle de passaporte, novo rx, tira cinto, tira relógio, tira telemóvel, tira moedas do bolso, tira ipad, tira o saco com os frasquinhos de 100 ml... Passo sem apitar, ainda não foi desta a busca das cavidades, põe cinto, põe relógio, guarda o telemóvel, guarda as moedas, arruma o ipad e o saquinho dos frascos... Uff, finalmente no avião e uma dupla estreia: Boeing 787 Dream Liner, e Ethiopian Airways... Pois...

Lá me instalei na minha cadeirinha, com as costas muito direitinhas, muito pertinho do banco da frente... Apesar do avião ser grande, na classe económica é tudo mini. Obviamente trata-se se uma clara provocação estilo mete nojo, fazem-nos entrar junto à primeira classe, que é para vermos onde não vamos dormir ! Aquilo irritou-me ! Ainda para mais, porque tinha acabado de passar por um placar publicitário da Singapore Airways, onde anunciavam a nova classe Suite Executive ! Com cama de casal e lençóis ! O mundo não é um local justo... e nunca, nunca o será !


Sem comentários:

Enviar um comentário