sábado, 5 de janeiro de 2013

O Bonito... ou "As aventuras de um pai, por alturas do Natal"

Assim aconteceu! De repente, "home alone" com um naco de gente... quatro anos mal amanhados, sorriso maroto, um metro de altura e uma personalidade em pleno Big Bang... pelo menos se não é o Big Bang, é uma super nova...


Entre cozinhar para dois, ou um "jantar romântico", por sugestão da própria optei pelo "jantar romântico" num centro comercial perto de casa.


Pelo caminho fui engendrando um plano para, de alguma forma, escapar ao fatídico Happy Meal do McDonalds... não foi difícil. Isto das crianças tem muito a haver com aquilo que lhes pomos à frente dos olhos, vai daí, mal chegados ao Food Court, lanço um entusiástico "Quem quer Pizza ???" e a resposta imediata não se fez esperar "Eeeeuuuu !!!". Primeira batalha ganha. Imediatamente e antes que a pequena percebesse a jogada, rumei a uma Pizzaria que faz umas deliciosas pizzas super saudáveis à base de massa integral, rúcula e mozarella.

Já sabia ao que ia, e encomendei uma pizza para dois. Trinta segundos depois, uma mini mão dáva-me sacudidelas no braço..."já comemos ? já comemos ? já comemos ?"... Oh Leonor que história é essa do "já comemos ?" então não vez que ainda não comemos ? "então és tótó ! já pagaste e nós nem comemos...". Toca a explicar que em alguns lugares pagamos antes, e noutros pagamos depois... e essa história do tótó é lá na escola ok !?

Pizza no tabuleiro, arranjamos um lugar para sentar... fiz as respectivas divisões e à primeira garfada, sai-se com esta "Estou aflitinha!".Oh Leonor, agora aguentas um bocadinho OK ? Acenou que sim com a cabeça e eu comecei a devorar a pizza antecipando um final conturbado... Um ou dois minutos depois... "Agora estou mesmo aflitinha... acho que não aguento!"...

Só os pais, pais macho, de miúdas, é que percebem isto que eu agora vou contar...
Despachei alarvemente a pizza, dei a mão à rapariga e encaminho-me rapidamente para a casa de banho mais próxima, que num centro comercial, nunca fica perto do local onde estamos. Chegádos à porta, assaltou-me uma questão... WC Homens ? ou WC Mulheres ? Percebem o dilema ? Entrar por um WC de homens a dentro, e vê-los virados para a parede a sacudir a coisa, não me parece que seja apropriado para uma miuda de quatro anos... Fiz um raciocínio rápido, e pensei, os WC das senhoras são compartimentados, não há risco de andarem por ali a secar a coisa no secador... Vou a meter a mão na porta das senhoras, quando uma dona grande com ar de varina (pelo menos cheirava) antecipa-se, atira a mão ao puxador e lança-me um olhar de desagrado que me trespassou mortalmente. Engoli em seco. Fiz um ar de quem estava algo baralhado, e nisto vejo a minha salvação, WC deficientes !!! Porque deficiente mesmo é a figura que um gajo faz !!!

Nem vale a pena relatar a parte do "Pai... estás a ouvir ?" Ouvir o quê Leonor ? "o xixi ?" Não Leonor não estou a ouvir..." E agora ? Agora estás ?"... é demasiado triste !

Uma vez que a pizza estava perdida, entendi que não tínhamos reposto convenientemente as calorias devidas ao jantar... e sugeri um gelado para por fim ás hostilidades. O Haagen-Dazs não é difícil... são todos bons... para um adulto.
A Leonor fez questão de testar a paciência do senhor dos gelados, e foi provando quase todos os que por lá havia, exibindo uma careta, por cada colher que metia na boca, incluindo Strawberry Cheesecake, Banoffee, Cookies and Cream, Chocolate Chips... e quando achei que já nem eu ia levar gelado à conta da Leonor, esta aponta para um recipiente e diz, quero este, Limão ! O homem ainda perguntou, "queres provar este ?" ao que ela respondeu muito séria. "Não! quero levar este... tótó". Sem comentários.

Dadas as voltas necessárias, regressamos ao parque de estacionamento e sento a Leonor no banco de trás. Mal se ajeitou na cadeira..."Podias ajudar óh Tótó ?!" o quê Leonor ? que conversa é essa do tótó e do podias ajudar ? "Podias ajudar a por o cinto que eu não consigo..." Respirei fundo... isto deve ser da hora...

Circulávamos já dentro do parque em direção à saída e a moça pequena remata com esta "óh tótó, vê lá se vais com cuidado para não bater!". Fervi. Virei-me para trás e com ar de mau disse, olha, acabou-se essa história do tótó ! não quero ouvir mais essa palavra ! Estás a ouvir ? Mais uma dessas e acabaram-se os gelados !

Fez-se um silencio sepulcral... e arranquei. Cá para os meus botões, ia pensando, fizeste bem, tinhas que marcar uma posição, tens que educar, elas têm que aprender... nisto... sai uma voz lá de trás... "óh Bonito !..."

2 comentários: