quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Coronavirus e porque vamos todos morrer...

Basta um título sensacionalista para enganar o povo.
Sim, vamos todos morrer... um dia. E isto, porque aparentemente e até hoje, nunca ninguém sobreviveu à própria vida, mas não me parece que vamos todos morrer com o coronavirus.


Diariamente tenho visto os meios de (des)comunicação social num verdadeiro e incauto festim de alarmismo público à conta deste coronavirus. Imagino que os mesmos não façam a menor ideia do mal que estão a causar e ainda não vi nenhum esforço para acalmar as hostes. Estamos no limiar do ridículo e não há ninguém que se atreva a dizer que o rei vai nu.

Pior, a comunicação social ainda não percebeu que à sua conta os politicos estão a ser pressionados a tomar decisões estúpidas para não parecer que não fizeram nada...

Caro e incauto leitor atraído a este blog pelo titulo sensacionalista, aqui fica a minha mensagem: Todos os anos os virus relacionados com a gripe viajam de este para oeste, a partir da Ásia, para a Austrália, Europa, África, América do norte e América do sul... e é assim TODOS OS ANOS !

TODOS OS ANOS os virus da gripe infectam entre de 5% a 15% da população mundial, com cerca de 3 a 5 milhões de infecções graves e cerca de 500.000 mortos !!! TODOS OS ANOS temos uma PANDEMIA ! SIM ! VERDADE !

No ano passado, 3.000 pessoas morreram em Portugal devido à gripe, 11.000 pessoas morreram em Itália, e nos últimos 5 anos, 85.000 pessoas morreram no Reino Unido... devido à gripe !!!

Aconselho vivamente a olhar para a letalidade de virus comparáveis... 
MERS - 34%
SARS - 10%
Gripe 1918 - 2.5%
Covid-19 - 2.3%

Mas poderão dizer... 2.3% ainda é um valor alto. Sim é verdade, e de facto a mortalidade só pode ser calculada após o final da epidemia... mas é tudo uma questão de fazer contas e apresentar os resultados de forma compreensível, senão vejamos:

A cidade de Wuhan, epicentro da infecção tem cerca de 11 milhões de habitantes, e até agora registaram-se cerca de 78.000 casos, ou seja 0.7% da população, sim, leram bem, basta fazer as contas. Agora olhemos para a população chinesa... 1.4 mil milhões de pessoas... e 78.000 casos... logo, 0.06% da população foi infectada, e já lá vão 3 meses de surto.

De facto a mortalidade em pessoas mais idosas (acima de 80 anos) é relativamente elevada e ronda os 14.8%, mas atenção porque este número quer dizer que se a pessoa for infectada tem esta probabilidade de morrer... Acontece que se eu viver em Wuhan, no epicentro da epidemia, tenho 0.7% de probabilidade de me infectar e, se me infectar, tenho 14.8% probabilidade de morrer, se tiver mais de 80 anos. Ou seja uma pessoa de 80 anos em Wuhan tem 0.1% de probabilidade de morrer devido ao coronavirus (0.7% x 14.8%). Agora façam as contas para as outras faixas etárias, e imaginem que não estão no epicentro... porque de facto, não estão !

Meus senhores, sim vai ser uma pandemia, como todos os anos, e não, não vale a pena fazer nada de diferente em relação ao que já devíamos fazer todos os dias, isto é medidas de higiene básica, como lavar as mãos com frequência e proteger a boca com um lenço quando espirramos. E sim, a esmagadora maioria das pessoas infectadas vai ter aquilo que tradicionalmente chamamos uma constipação, e sim, muita gente nem vai perceber que já tem o virus.

Portanto, como eu costumo dizer, vale pelo esforço, e à conta disto estamos a testar mecanismos que um dia podem vir a ser necessários para algo sério, mas dito isto queria lançar um repto à comunicação social... se querem mesmo continuar por este caminho, recomendo que no próximo inverno comecem a seguir a propagação do virus da gripe a partir do sudoeste asiático, entrevistem todos os portugueses que se constiparem no estrangeiro, e já agora passem o contacto ao nosso PR e MNE para também poderem mostrar a sua solidariedade e enviar uns lenços de papel e umas aspirinas para a febre. Contabilizem diariamente a mortalidade  e verão uma realidade que aparentemente desconhecem. Como dizem os ingleses... deixem-se de merdas e façam parte da solução em vez de fazer parte do problema.





23 comentários:

  1. Alarmismo nao,mas nao tenho dados suficientes para no exremo opsto desvalorizar. . Sigamos as recomendacoes da uniao europeia e da DGS nacional.Ser Prudente e sabio,parece me. . 😃🔬💉?😃

    ResponderEliminar
  2. É exactamente o que venho afirmando desde que começou mais este 'Deus nos acuda'!
    Sensacionalismo. Imprudencia. Manipulação.

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa é desvalorizar, dizer que não temos nada a temer. Outra bem diferente é desdramatizar e evitar os alarmismos criados para vender produtos e comprar audiências.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom!Realmente à muita verdade, neste texto!

    ResponderEliminar
  5. Mas é mesmo o que acontece todos os anos com a gripe! A quem interessa tanto alarmismo?A quem interessa uma recessão da economia (chinesa, europeia, mundial)? Quem ganha com as máscaras, luvas e desinfectante para as mãos? E, claro... a comunicação social, como sempre, o seu arauto!

    ResponderEliminar
  6. Então os senhores da organização de saúde serão burros, quando dizem estar super preocupados com a expansão do vírus...

    ResponderEliminar
  7. Os jornalistas deliciam-se com estes episódios que lhes permitem ter muitas audiências, com praticamente nenhum trabalho de investigação. Já é assim com os incêndios florestais, com a falta de chuva, ou com o excesso dela. É fácil captar muitas audiências filmando uma casa cercada pelo fogo, ou inundada de água, com os donos de mãos na cabeça e aos gritos ou a chorar. Notava-se um nervosismo crescente dos nossos jornalistas, pelo facto de teimar em não aparecer nenhum caso de coronavirus em Portugal; agora já devem estar satisfeitos, pois vão ter horas de tempo de antena e de grandes audiências, com um esforço mínimo e sem se exporem à ira do Poder, como acontece quando ousam investigar a fundo os seus "podres".

    ResponderEliminar
  8. Não sei o que é pior, se a tentativa de fazer as pessoas baixar a guarda, ou a informação falsa das estatísticas... Como se pode comparar as taxas deste vírus com outros anteriores quando este ainda está no começo, portando a taxa de mortalidade irá ser certamente superior. Ora situação é dizer que a gripe espanhola teve mortalidade de 2,3% quando se estima que o número de mortos em todo o mundo foram de 50 a 100 milhões de pessoas... E dizer que a só vamos sentir uma ligeira constipação na maior parte dos casos é simplesmente ignorância subestimar o que este vírus pode fazer...entre outras coisas... Acho que se deve acalmar as pessoas mas nunca lhes baixando a guarda muito menos com factos falsos

    ResponderEliminar
  9. MERS - 34%
    SARS - 10%
    Gripe 1918 - 2.5%
    Covid-19 - 2.3%

    E qual a "death rate" por intervalos de idd para as "pandemias acima"?

    ResponderEliminar
  10. Os cuidados normais para qualaquer tipo de gripe.
    Assim que se perceber, quais sao realmente os intetesses drste alarmismo, se calhar ficaremos supreendidos, do que o ser humano, pelo nenos alguns, sao capazes de fazer.
    CUIDADOS NORMAIS DE HIGIENE A TOMAR, TOMANDO COMO BASE AS GRIPES HABITUAIS.

    ResponderEliminar
  11. Minha dúvida é se só lavo as mãos e o cú ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se trabalhas muito com o cu... sim, é melhor lavares mais vezes que o habitual e não deixes de lavar a boca também.

      Eliminar
  12. Um iluminado emtre a classe científica é sempre bem vindo. Mas então o que é que o senhor sabe sobre o vírus que todos os outros do sabem que desconhecem, que modelo matemático de mercearia foi aplicado e no seu entendimento é válido em detrimento dos outros? Santa paciência, leia informe se e depois diga asneiras. É quanto aos media concerteza tb menospreza a nature ou a sciences.

    ResponderEliminar
  13. Um iluminado emtre a classe científica é sempre bem vindo. Mas então o que é que o senhor sabe sobre o vírus que todos os outros do sabem que desconhecem, que modelo matemático de mercearia foi aplicado e no seu entendimento é válido em detrimento dos outros? Santa paciência, leia informe se e depois diga asneiras. É quanto aos media concerteza tb menospreza a nature ou a sciences.

    ResponderEliminar
  14. Caro leitor, parece-me que anda mais gente por aí a começar a fazer contas de mercearia... deixo aqui 2 links. Decida por si...

    https://www.spectator.co.uk/2020/02/the-most-dangerous-thing-about-coronavirus-is-the-hysteria/

    https://www.nuevatribuna.es/opinion/pedro-luis-angosto/coronavirus-sociedad-mentira-global/20200226141141171510.html

    ResponderEliminar
  15. Inculta sou eu, e sei que este vírus não é uma gripe, e sim uma pneumonia. Chamemos as coisas pelos nomes. E uma pneumonia deixa mais sequelas, que uma gripe. Não me parece que haja alarmismo a mais, pois em Portugal está tudo calmo, e não vejo recomendações nenhumas até agora, para além de medidas de higiene, ou de se evitarem beijos e locais com demadiado público. Nem nos noticiários ainda vi alarmismo ou algo parecido. Ou se calhar sou eu que não percebo as notícias, ou então vejo canais que só eu conheço.
    O que é incrível, é ainda ser necessário recomendar medidas de higiene básicas e normais, que já deviam fazer parte do dia a dia de toda a gente. Isso é que é de se ficar em pânico, perceber que a maioria das pessoas ainda não lava as mãos com frequência, e constatar que espirram e tossem para o ar, sem usarem o ante- braço ou um lenço de papel. Isso é que é realmente alarmante. Por isso é que só cumprimento com apertos de mão ou beijos os familiares, ou o médico. Fora isso, bom dia e já vão com sorte.
    Desvalorizar algo que ainda não se sabe que rumo vai tomar é que não está correcto. Conhecendo os portugueses, se calhar já foram uma data deles directamente para os hospitais, com sintomas de pneumonia, estão internados com pneumonia normal, outros foram mandados para casa com oxigénio (que é o que agora fazem por causa das contaminações hospitalares) e ninguém fez análises específicas, e lá estamos em branco para o Corona vírus. Logo os portugueses que correm para a urgência hospitalar até por uma simples constipação.

    ResponderEliminar
  16. E que dizer ao facto da mais alta responsável da DGS vir afirmar que Portugal poderá vir a ter um milhão de infectados com o Corona? Quando o alarmismo vem dos mais altos responsáveis nada podemos fazer... Pura falta de bom senso.

    ResponderEliminar
  17. É impressão minha ou o rapaz tem umas cuecas fio dental a proteger o rosto. Posso estar enganado, massss...

    ResponderEliminar
  18. Morreu uma pessoa nos EUA motivo para uma conferência de imprensa do Trump que estou a ver em directo. Está tudo doido.

    ResponderEliminar
  19. aqui ficam:números,factos e evidências - com as respectivas referências ás fontes e autores,

    e que não só esclarecem, como também vão ao encontro daquilo que é dito no seu post.

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2855947654452219&id=100001110365336

    ResponderEliminar
  20. Strange "water hack" burns 2 lbs in your sleep

    Over 160 thousand women and men are losing weight with a simple and secret "liquid hack" to burn 2 lbs every night in their sleep.

    It's easy and works with anybody.

    Just follow these easy step:

    1) Grab a drinking glass and fill it up with water half full

    2) And now follow this weight losing HACK

    and you'll become 2 lbs lighter the very next day!

    ResponderEliminar
  21. O tipo que não avisou Portugal a tentar justificar o injustificável

    ResponderEliminar